Jean Rodrigues Teixeira (Eiki – Budoka namae)
nascido em 12/07/1957 em Santos, S.P.
Advogado – Bacharel em Direito pela UNISANTOS – Universidade Católica de Santos – turma 1997
Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Aristóteles Ferreira – turma de 1977.
Desde 1997 até hoje advogando nas áreas trabalhista, cível e assessoria parlamentar.
Atuou como professor nas Escolas Portal dos Concursos, em Santos, e Noroeste, em São Vicente, em cursos preparatórios para cargos públicos no Judiciário Trabalhista.
Histórico Marcial:
Iniciou seus estudos de arte marcial aos 14 anos, na prática do Judo, com os Senseis Kiyoshi Zenji Ebihara e Kodansha Satoru Ebihara;
Na mesma época iniciou seus estudos no Karatê – estilo Shorin Ryu – com o Sensei Manoel Lameiro, aluno do Mestre Yoshihide Shinzato, fundador da Associação Okinawa Shorin-ryu Karate-Do do Brasil;
Treinou capoeira com o Mestre Deraldo;
Teve seus primeiros contatos com o boxe através do seu genitor José Rodrigues Teixeira;
Praticou Aikido sob a supervisão do Sensei Nelson Wagner dos Santos;
Iniciou a prática do Tai-chi, bem como o estudo do I-ching com o Sifu Anselmo
Iniciou a prática do Kenjutsu com Sensei Adriano Pereira Silva, budoka namae Sojobo, no estilo Shinto Ryu Shinken Bujutsu Tsukimoto Há.
Iniciou a prática no estilo Aizu Muso Ryu Misawa-Há com Sensei Kenjiro, desenvolvendo seus estudos através de visitas à Goiânia e treinamentos ministrados por instrutores regularmente enviados à Santos pelo Honbu Gakkô.
Atuação Social:
Durante o período de quatro anos desenvolvendo trabalho junto aos detentos do Presídio Acácio Nogueira, proferindo palestras aos sábados, além de acompanhamento social dos detentos e familiares em suas residências, buscando entre os comerciantes e empresários da região o reingresso dessas pessoas no mercado de trabalho.
Durante aproximadamente três anos trabalhando junto às crianças atendidas pela Creche Lar Veneranda, ministrando aulas de higiene e comportamento para crianças na faixa etária de seis anos.
Atuação como palestrante na Semana do Folclore promovida pela UNISANTA – Universidade Santa Cecília, sob o tema Sincretismo Religioso Afro-brasileiro.
Sócio fundador da Ong OÁSIS – Organização de Apoio aos Portadores do Vírus da AIDS, atuando durante cinco anos na administração da casa CAIO – Centro de Apoio Infantil OÁSIS, departamento responsável pelo abrigo em caráter permanente de crianças portadoras ou filhas de portadores da síndrome.
Palestrante em cursos ministrados com a finalidade de orientar familiares de portadores do vírus HIV, nos cuidados diários.
Delegado pelo Município de Santos na V Conferência Estadual de Direitos Humanos realizada nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2005.
Assessoria jurídica à ONG CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde – Santos, no projeto realizado em parceria com o governo Federal e Municipal de apoio aos Imigrantes Clandestinos oriundos do continente africano.
Diretor na OSCIP Clube do Choro de Santos – Escola de Choro e Cidadania visando a educação musical e cidadã de jovens em situação de risco social e pessoal, onde ministrou aula durante um ano de teoria e prática.
Membro do Grupo Giradô, com atuação em Santos na difusão e discussão das alternativas culturais com ênfase à propagação da arte (música e teatro) em grupos em situação de vulnerabilidade social.
Instrutor (Sensei) de Kenjutsu (esgrima – arte marcial japonesa tradicional) com enfoque na cidadania, formação moral e ética do ser humano atuando na Associação Japonesa de Santos até dezembro de 2012 e, a partir de janeiro de 2013 na Associação Cultural Migaki, onde exerce o cargo de Presidente.
TEXTOS PARA REFLEXÃO